Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dinâmicas para inicio das aulas...

Vejam essas dinâmicas que encontrei na net para inicio das aulas.

Dinâmica de apresentação


Objetivo: Integração da turma
Material: 1 caixa, balas e cartões em branco

Procedimentos:

Todos sentados em círculo, a professora dará início à apresentação, falando seu nome, onde mora, o que gosta de fazer, etc.
Retira da caixa um cartão e uma bala e escolhe uma pessoa para entregar a caixa.
A pessoa que receber irá fazer o mesmo, se apresentar e retirar da caixa à bala e o cartão, e assim até o último.
Quando todos se apresentarem, pegarão o cartão em branco e escreverão uma mensagem para o colega, em seguida trocarão acompanhados da bala e de um caloroso abraço.


Observação: Quando for entregar a caixa a pessoa que escolheu, no momento que ela se apresentar já anote o nome no cartão, para não acontecer de esquecer.


DINÂMICA: Amigo secreto

Objetivos: Permitir a apresentação de um grupo.

Material: Estrelas (de papel, papelão, cartolina ou similar) com os nomes dos participantes, aparelho de som uma música tranqüila, folhas em branco, canetas e lápis coloridos, crachás para edificação dos participantes. 

Procedimentos:
O facilitador distribui aos participantes estrelas (o formato pode ser outro também) com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos para guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver a estrela e, tirar outra.
Coloca-se uma música tranqüila de fundo e pede-se ao grupo que caminhe calmamente pela sala, observando disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele. e pensando de que forma poderia representar a pessoa.
Após um minuto solicita-se a todos que se sentem e desenhem como imaginam ser a pessoa que estavam observando quanto à:
•   O que ela gosta de comer;
•   Qual a cor preferida;
•   Que presente você daria a esta pessoa.
Quanto todos tiverem terminado cada um irá apresentar a pessoa cujo nome está com ele. Àquele que foi apresentado pode argumentar, concordando ou discordando e citando os porquês.
Cabe o facilitador conduzir a discussão e comentar a dinâmica de acordo com seus objetivos.

Fonte: (Dinâmica on line)

DINÂMICA: DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
Aproveite a dinâmica para determinar com os alunos as regras da sala.

Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/volta01.htm


Dinâmicas Quebra-Gelo (descontração)

A construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O professor distribui para cada participante uma folha de papel sul fite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sobrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar à direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente, ao ver seu desenho finalizado.

Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola.


DINÂMICA: TEIA DE ARANHA

Objetivo:
•    Estimular o entrosamento entre os alunos.
Procedimentos:
•    Propor que os alunos fiquem em pé, formando um círculo.
•    Entregar um rolo de barbante ou cordão.
•    Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
•    Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
•    Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
•    Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/volta01.htm

0 Deixem seu comentário aqui:

Postar um comentário

Não esqueçam de comentar, assim vc ajuda a melhorar o blog..