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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mais um texto interessante para refletirmos...

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A REALIDADE DA ESCOLA

19/02/2012 13:26
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A REALIDADE DA ESCOLA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
O trabalho do coordenador pedagógico principalmente dentro de uma escola pública é marcado por  situações que o levam, com freqüência, a uma atuação desordenada, ansiosa, adjacente e muitas vezes incompreensiva pelos próprios atores da escola.
É nesse contexto escolar onde a sua intenção e os seus propósitos são frustrados e as circunstâncias  o fazem responder à situação do momento, impedindo-o de realizar o que planejou.
 O coordenador tem o ideal (aquilo que entende como correto para uma educação de qualidade) e o possível ( que lhe é imposto pelo contexto escolar e pelo  sistema de educação).
Não devemos esquecer que um coordenador pedagógico, é antes de tudo,  um professor. Ele está somente ocupando um lugar que lhe permite contemplar o macro da escola e não pode deixar de enxergar cada professor, em particular, com suas dificuldades seus projetos e seus sonhos.
O grupo de professores é caracterizado pela diversidade, diferentes experiência, de formação de ensino, tempo de profissão e de motivação para o trabalho. Professores próximo da aposentadoria, outros que acabaram de ingressar  na carreira. Alguns trabalham só em uma escola, outros trabalham em duas e até três, o fundamental é perceber que são diferentes histórias de vida num mesmo espaço..
Por essas  questões tecidas que caracteriza-se a diversidade dentro da escola, e o coordenador pedagógico tem um grande desafio que é o de trabalhar com a heterogeneidade entre professores e alunos.
Nesse desafio o coordenador tem que considerar o que Almeida (2001) escreve sobre o falar autêntico, o ouvir ativo e o olhar atento, são essas as habilidades fundamentais de relacionamento interpessoal que o coordenador precisa construir com os professores,  e devem ser construídas dentro de um espaço de verdadeira comunicação com respeito e dialogicidade.
O falar e o ouvir são formas de expressar sentimentos e afetividade, vale destacar  que a afetividade são condições para gerar aprendizagens.
 Portanto, a escola, ao cumprir sua função principal, ligada ao desenvolvimento dos processos cognitivos , não pode, em hipótese alguma, desconsiderar os componentes afetivo-emocionais presentes no processo de construção do conhecimento em todos os níveis de escolaridade (Pinheiro, 1995, p. 75).
Sendo assim, o coordenador pedagógico como mediador em diversas situações dentro do contexto escolar não pode deixar de valorizar os componentes afetivos/emocionais no processo de formação com os professores.
Para Wallon (Pinheiro, 1995) o grande desafio é manter o equilíbrio entre a razão e os sentimentos, equilíbrio este fundamental para a realização de tarefas e situações nas quais o individuo se envolve no dia-a-dia e que, muitas vezes, exigem elaborações mentais bastantes complexas.
O coordenador diante dessas condições tem que fazer um grande esforço para manter o equilíbrio emocional aliado a capacidade de discernimento e reflexão.
Sem contar que seu tempo é recortado pelas várias  interações: coordenador e professor, coordenador e aluno, coordenador e pais, coordenador e diretor e coordenador com a Diretoria de Ensino.
Diante dessas situações a função do coordenador pedagógico precisa  ser respeitada e valorizada. Esclarece  Souza (2008): “ Isso porque entendemos a tarefa do coordenador como altamente complexa e, como tal repleta de permanente contradições, às quais não permitem dizer: coordenar é ....... o bom coordenador é aquele que ........ou, para trabalhar com um grupo de professores e obter sucesso é necessário... ou, ainda, a solução para o trabalho do coordenador é......”
Vale também salientar além das considerações de Souza (2008),  um coordenador sozinho jamais mudará uma escola, e muito menos a concepção pedagógica enraizada nos fazeres da equipe pedagógica, para isso é necessário que cada um de o melhor de si, numa dinâmica potencializadora,  que  influirá na transformação da  escola.
Todos os aspectos aqui elencados não são conclusões e sim considerações para reflexão.
                                               
Bibliografia
PLACCO,V. M. N: ALMEIDA, R. L. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola.  São Paulo, Ed. Loyola, 2008.
PLACCO,V. M. N: ALMEIDA, R. L. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo, Ed. Loyola, 2006.
PLACCO,V. M. N: ALMEIDA, R. L. O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo, Ed. Loyola, 2007.
 

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