Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Série de Planejamentos Temáticos para Educação Infantil

TEMA 1 - "Os cinco Sentidos..."



Objetivo Geral:  Compreender a função dos órgãos dos sentidos nos seres humanos, desenvolvendo a compreensão do que é possível perceber por meio de cada um deles, ampliando as possibilidades de relacionar-se com o mundo ao seu redor.


           Criança ou adulto, gordo ou magro, reconhecemos os seres humanos pelo corpo: dois braços, duas pernas, tronco e cabeça. Mas por que não conseguimos nos torcer em todos os sentidos como faz a minhoca? Por que temos de comer e respirar? Até que idade crescemos?
           O nosso corpo, é recôndito de muitos segredos. Entre eles estão os sentidos. Sabemos que é através do sistema sensorial que o organismo percebe o mundo. Quanto maiores informações ele obtiver sobre a cerca do ambiente e quanto mais precisas elas forem, percebemos a grande importância da audição, do olfato, do paladar, da visão e do tato para o homem, como elemento de comunicação que facilita os relacionamentos sociais.
                     Na vida adulta o ser humano perde trinta e um milhões de neurônios por ano. No entanto com estímulos significativos, pode-se aumentar a sinapses por toda a vida. É imprescindível a ação efetiva do educador, que deve saber o momento certo e a forma exata de estimular os educandos. É justamente, na Educação Infantil que os estímulos devem ser oferecidos com maior intensidade. 
                    São eles que produzem as sinapses. Todo estímulo só pode se assimilado pelo cérebro se for absorvido através de pelo menos um dos cinco sentidos ( tato, paladar, olfato, visão e audição). 
               Eles são a porta de entrada das informações no corpo humano. Por isso o educador precisa proporcionar atividade de desenvolvimento de cada sentido, de forma que o aluno esteja apto a receber as mensagens do mundo externo usando, se possível todos eles.

Eixos Temáticos: Movimento, Artes Visuais, Matemática, Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e escrita.
Idade: A partir de 3 anos.

                  2- Os Cinco Sentidos

 
                Todo o ser humano possui cinco sentidos fundamentais, são eles: Audição, Olfato, Paladar, Tato e Visão.E são eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. 

  AUDIÇÃO

                O ouvido é um órgão extremamente sensível, que nos capacita perceber e interpretar ondas sonoras. É pela audição que percebemos os sons. Primeiramente, o som se propaga pelo ar, entra pelo ouvido e chega ao tímpano, uma membrana protetora. O tímpano passa a vibração para três ossinhos juntos entre si: estribo, martelo e bigorna.

Proposta de atividades com "audição".

 1 - Primeiro falar sobre os cuidados e higiene que devemos ter em relação ao nossos ouvidos, ou seja, mostrar como deve ser feitas a higiene e dizer que a audição nos ajuda a perceber situações de perigo.

A- Ruídos familiares. Levar para a sala de aula um CD com vários sons familiares, acessar este link. (https://www.espacoeducar.net/2012/11/efeitos-sonoros-diversos-para-baixar-e.html ).
Exemplo: telefone tocando, alguém abrindo a porta, ovo fritando, etc.Em seguida pedir aos alunos que identifiquem os sons e que façam um desenho dos elementos que produziram os sons ouvidos.



B - Montar um cantinho da audição com potes enfeitados e fáceis de abrir, que contenham variados elementos ( ex: arroz, bolinhas de gude, botões, conchas, miçangas), que precisam ser descobertos apenas ouvindo seus sons. Peça para as crianças que chacoalhem os potes e observem os diferentes sons produzidos e após formular hipótese e a criança irá comprovar abrindo a tampa do pote.

C - Sons de animais: Levar a sala de aula um CD musical com diversos sons de animais, você também pode levar a assistir o vídeo a seguir. Em conversa dizer que cada animal produz um som diferente. Logo após cantar uma música conhecida como:" Atirei o pau no gato", trocando a letra por sons de animais. Ex: " Co coro coro coro cocó" ( galinha)



D - Estimular as crianças a perceberem que podemos produzir sons com o nosso corpo. por exemplo: ao bater palmas, estalar os dedos, mandar beijos, estalar a língua no céu da boca. colocar uma música com diversos sons de instrumentos em que as crianças terão que produzir com o corpo. Exemplo: Chocalho ( com a boca), "chic. chic...", Pandeiro com batidas na perna, Tambor com batidas na mesa ou um livro. Depois colocar um CD com músicas instrumentais diferentes, trabalhar o som alto e o som baixo, (aumentando e diminuindo o volume), distribua um folha branca para cada crianças e  pedir pra que rabisquem com um lápis de cor Azul  quando o som estiver baixo e  com o lápis  de cor Vermelha quando o som estiver alto. Como no exemplo; "O SOM ALTO QUE QUERIA SER BAIXO"



 Sugestão de Brincadeiras.

1 -  "Brincando com os Sons": inicie a atividade estimulando as crianças a perceberem os sons que podemos produzir com o corpo. Crie oportunidades para que descubram esses sons. Pode ser batendo palmas, dando passos fortes e fracos, estalando os dedos, mandando beijos, estalando a língua no céu da boca, etc. Depois pergunte: "Quais outros sons produzimos com o corpo sem nosso comando?" Algumas possíveis resposta, como: ronco, barulho da barriga quando estamos com fome, entre outras. Em seguida solicite que formem um orquestra corporal. Seleciona junto com as crianças uma música conhecida por elas, cante e as crianças deverão acompanhá-la batendo os pés, depois estalando a língua no céu da boca e mandando beijos, ou seja, fazendo sons que descobririam no início da brincadeira. Depois divida a turma em três grupos.Um deles deve acompanhar a música batendo o pé no chão, o outro estalando a língua no céu da boca e o outro mandando beijos e enquanto você canta a turma produz o som no ritmo da música formando uma orquestra.

2 - "Bingo dos Sons"

  • Regras do jogo: Entregar uma cartela para cada aluno com as figuras dos sons que serão apresentados por meio de um CD com os sons. A cada som apresentado pela professora o aluno irá procurar a figura e marcar com um guizo( ou seja, feijão, botão, bolinha de crepom, etc.), ganha o jogo aquele que completar a cartela. Deixo a disposição o link para vocês baixarem e  copiarem o CD com os sons. OK!
http://www.4shared.com/file/BFJoBXTo/MUSICAS_BINGO_SONS.html

Segue abaixo as cartelas: 
Obs: podem ampliar a figura para imprimir.

 Resultado de imagem para bingo dos sons


Referências: 
  •  http://amoaeducacaoinfantil.blogspot.com/2011/04/bingo-dos-sons.htm
  • PRESSER, Margaret. Vai começar a brincadeira, Educação Infantil3. São Paulo.FTD.2002
  • Revista: Guia Prático para Professores de Educação Infantil 

Em breve o tema Visão, com muitas ideias legais para trabalhar este Sentido. Espero que estejam gostando.

Abraços e até breve. Há não deixem de comentar. OK!!




 

0 Deixem seu comentário aqui:

Postar um comentário

Não esqueçam de comentar, assim vc ajuda a melhorar o blog..