Páginas

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lúdico na Escola...



Pedagogia lúdica: Exemplo de proposta educacional
por: Colunista Portal - Educação 




O desafio e a alegria que uma atividade lúdica deixa bem clara
A proposta apresentada aqui foi realizada no Centro de Educação Infantil Curumim com os alunos do Ensino fundamental I – 3º ano.

A Escola Curumim trabalha com as séries iniciais do Ensino fundamental e a Coordenadora Ivete é responsável pela elaboração de projetos.

A professora Ivete para colaborar com as disciplinas de história e geografia foi até a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande-MS para melhor conhecer e orientar os professores sobre como trabalhar a imigração Japonesa em Campo Grande.

A associação sugeriu que a professora Nya que realizava intercâmbio no Brasil, fosse até a escola para falar com as crianças sobre o assunto.

Mediante tal contato surgiu entre as partes a ideia da uma apresentação de uma dança por parte dos alunos do 3º ano, de modo que eles se aprofundassem no assunto de maneira lúdica.

As danças tradicionais japonesas mais conhecidas são: kabuki buyo, kamigata-mai, ryukyu buyo, shishi-mai e sarugaku.

A dança tradicional japonesa inclui vários outros estilos, todos inspirados em um dos dois elementos essenciais da cultura do país: o mai (diferenciado por uma conduta cerimonial, introspectiva e tranquila) e o odori (folclórico exuberante e extrovertido).

Embora atualmente a distinção entre os dois termos não seja tão clara, ambos estão firmemente arraigados em muitos eventos tradicionais. A combinação dos ideogramas dessas duas modalidades de dança (mai + odori), forma a palavra buyo (que significa danças tradicionais).

A dança japonesa surgiu na Antiguidade, como um elemento de cerimônias religiosas, e se desenvolveu no decorrer dos séculos, em intima relação com vários gêneros de artes; é baseada em movimentos básicos, associados ao comportamento diário. Muitas situações e emoções podem ser expressas pelo movimento corporal.

A apresentação mediante orientação da Professora Nya foi um sucesso pois além das disciplinas de história e geografia, trabalharam também essa atividade as professoras de artes e de educação física. O resultado pode ser averiguado no rosto das crianças.

O desafio e a alegria que uma atividade lúdica deixa bem clara: Aprendizagem e jogos, brincadeira e conhecimento. A importância de desenvolver um trabalho que desafie os aprendizes. Que possibilite a eles um vínculo com o aprendizado e com a escola.



0 Deixem seu comentário aqui:

Postar um comentário

Não esqueçam de comentar, assim vc ajuda a melhorar o blog..