Estilos de aprendizagem
por:
Colunista Portal - Educação
Alunos
diferentes devem ser ensinados de modo diferente
Estilo de
aprendizagem diz respeito à forma como cada pessoa assimila e processa as
informações que recebe, ou seja, a forma como ela aprende alguma coisa. Cada
pessoa tem uma forma diferenciada de aprender, por isso é importante que o
educador conheça seus alunos e a si mesmo, podendo diversificar a maneira de
ensinar em sala de aula, atendendo um grande número de estilos de aprendizagem
e trabalhando com um currículo de melhor qualidade. Mattar relata o seguinte:
Da mesma maneira que é possível falar em estilos de aprendizagem, podemos falar em estilos de ‘ensinagem’. O desafio, portanto, seria adequar os estilos de ensinagem dos professores aos estilos de aprendizagem dos alunos. Conhecer o estilo de aprendizagem do aluno permite não só aproveitar no ensino o estilo predominante deste aluno, mas também desenvolver atividades que estimulem os estilos que não são predominantes. A literatura é quase unânime em afirmar, por exemplo, que a educação à distância exige um estilo de aprendizagem diferente do exigido na educação presencial. (MATTAR, 2010, p. 7)
Existem diversos métodos para verificar os estilos de aprendizagem, veja alguns deles e suas características:
a) Questionário Honey – Alonso
Mattar (2010, p. 3) descreve o modelo desenvolvido por Honey e Mumford, com base no trabalho elaborado por David Kolb. O modelo é um questionário com várias perguntas que, ao ser finalizado, mostra uma predominância entre quatro estilos de aprendizagem: ativo, teórico, reflexivo ou pragmático.
Características principais dos estilos de aprendizagem. Questionário Honey – Alonso
Ativo
- Animador
- Improvisador
- Descobridor
- Espontâneo
- Temerário
Reflexivo
- Ponderado
- Consciente
- Receptivo
- Analítico
- Exaustivo
Teórico
- Metódico
- Lógico
- Objetivo
- Crítico
- Estruturado
Pragmático
- Experimentador
- Prático
- Direto
- Eficaz
- Realista
Fonte: Mattar (2010, p. 3).
Da mesma maneira que é possível falar em estilos de aprendizagem, podemos falar em estilos de ‘ensinagem’. O desafio, portanto, seria adequar os estilos de ensinagem dos professores aos estilos de aprendizagem dos alunos. Conhecer o estilo de aprendizagem do aluno permite não só aproveitar no ensino o estilo predominante deste aluno, mas também desenvolver atividades que estimulem os estilos que não são predominantes. A literatura é quase unânime em afirmar, por exemplo, que a educação à distância exige um estilo de aprendizagem diferente do exigido na educação presencial. (MATTAR, 2010, p. 7)
Existem diversos métodos para verificar os estilos de aprendizagem, veja alguns deles e suas características:
a) Questionário Honey – Alonso
Mattar (2010, p. 3) descreve o modelo desenvolvido por Honey e Mumford, com base no trabalho elaborado por David Kolb. O modelo é um questionário com várias perguntas que, ao ser finalizado, mostra uma predominância entre quatro estilos de aprendizagem: ativo, teórico, reflexivo ou pragmático.
Características principais dos estilos de aprendizagem. Questionário Honey – Alonso
Ativo
- Animador
- Improvisador
- Descobridor
- Espontâneo
- Temerário
Reflexivo
- Ponderado
- Consciente
- Receptivo
- Analítico
- Exaustivo
Teórico
- Metódico
- Lógico
- Objetivo
- Crítico
- Estruturado
Pragmático
- Experimentador
- Prático
- Direto
- Eficaz
- Realista
Fonte: Mattar (2010, p. 3).
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